quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

The Flags of our Fathers


O que são heróis? O que se tem de fazer para ser considerado como tal? Salvar uma vida? Salvar uma nação? Ou Salvar a própria alma e os seus ideais?

The flags of our Fathers conta a história de uma das imagens mais marcantes da história dos USA, onde 6 soldados levantam uma bandeira em solo japonês.

A accção decorre em plena 2ª guerra mundial, numa altura em que na Europa a guerra estava quase no fim, mas que no Pacífico ainda se encontrava bastante acessa. A conquista de uma ilha japonesa, Iwo Jima, tornou-se uma questão de honra para os americanos.
E, com este filme, podemos constatar a força da imagem. Como é que uma simples fotografia consegue alterar a opinião pública, e tornar favorável o apoio a uma guerra. Um exemplo simples e eficaz da propaganda de guerra dos EUA.
Bem realizado por Clint Eastwood, que teve a preocupação de não basear a sua história nas mentiras do governo americano relativamente a essa fotografia, mas sim na história de três soldados que lutaram pelos seus ideais e que, acima de tudo, queriam ajudar os camaradas que tinham ficado para trás. Esses sim, os verdadeiros heróis!

Vale a pena uma visita à sala de cinema, já com o prévio aviso que tem imagens de guerra e que, por isso, torna-se um pouco violento...


Sem comentários: