sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Expiação

Vou dizer logo de uma vez:
Um dos mehores filmes que vi nos últimos anos!
Sei que é uma opinião que não vai ser partihada por muitas pessoas, mas como filme, no geral, entre actuações, fotografia, banda sonora, pormenores, não me consigo recordar de outro semelhante.
O curioso é que o fantástico deste filme, o que nos faz sair do cinema a pensar nele, não é a história. Aliás, é apenas mais uma história como muitas outras e por isso não vou fazer referência a ela.
O fantástico é a forma como ela é contada!
Joe Writh (como é possível não estar nomeado para um Óscar!!!) faz uma conjugação perfeita, sincronizada, entre o Som e a Imagem, reflectindo-se depois no ritmo, no suspense e no desenvolvimento da acção. A maneira que ele incorpora os flashbacks no tempo certo, dando a própria visão das personagens prende-nos ao ecrã de uma forma simples e subtil.
A forma como o silêncio das falas é compensado pela visão do acontecimento, ou por um simples bater das teclas de uma máquina de escrever é fenomenal!
Por fim, quem ainda não viu, esteja atento (a) aos pormenores. São constantemente colocados em cena e que dão outra dimensão à acção e ao próprio plano.
Como ainda não vi os outros nomeados não posso dar a certeza, mas se Expiação ganhar o Óscar de melhor filme não fica mal entregue!
Aqui fica o Trailer porque fiquei mesmo sem palavras:


Sem comentários: