segunda-feira, 18 de junho de 2007

Paris

Voltei, voltei. Voltei de lá. Ainda ontem estava em França e agora já estou cá!

Este é o mote para a desactualização do meu blog. Estive uma semana em Paris e foi essa a principal razão por este espaço ter estado tão abandonado.Para compensar aqui fica um megapost sobre esta viagem.
Em primeiro lugar e para que fique registado: Vim mais cansado de quando fui! Andei, andei e andei. Depois, subi, subi, subi. Foi do género: "O quê? Tem escadas! Então bora lá!"
Principais conquistas:
Torre Eiffel - Elevadores é para meninos;
Notre Damme - Nem sequer tinha elevadores;

Arco do Triunfo - Idem ,Idem. Aspas, Aspas;

Mommatre - Como era a única colina de Paris achamos piada e toca lá a descer e a subir aquilo...


A cidade é espectacular. Sentimo-nos envolvidos pela organização paisagística, pelo rio, pela história... Dava-se um pontapé numa pedra e lá saía uma palácio, uma obra de arte, uma ponte... É uma cidade com história que respira história!
Vi quase tudo o que há para ver em Paris, para além do que já referi:

Louvre

Museu de Orsay

Centro Pompidu

Palácio e Jardins de Versalhes


Eurodisney


São os que ficam na memória. A megalómania do Louvre: 6 horas e acho que nem vi um terço; A modernidade do Centro Pompidu; A beleza de Versalhes: Acho que foi daqui que saiu o ditado à grande e à francesa; E claro a magia da Eurodisney: Até o Mickey e Minie me reconheceram!



Também houve o passeio pelo Sena ao pôr-do-sol entre muitas outras coisas. Vale a pena lá ir! Mesmo! E se a companhia for boa, como foi a minha, vale mesmo a pena!

3 comentários:

Jasmim disse...

Realmente hoje achei-te...diferente! Já não me lembrava que tinhas ido a essa cidade linda, transformou algo em ti, nota-se!!
Paris é realmente uma cidade magnífica, tenho de concordar contigo, adorei lá viver durante o Erasmus e tenho de lá voltar um dia destes!

Anónimo disse...

Interessante nesta viagem foi também conhecer o outro lado de França - aquele que não vem nos guias turisticos. Andar nas ruas da periferia de Paris é perder a noção que estamos em França. Os trajes... os rostos... as aglomerações... os muitos muitos idiomas... a quantidade de estabelecimentos comerciais de nacionalidades diferentes... E interessante é sentir que no meio de todas estas diferenças, sobressai sempre a organização que caracteriza o país: as ruas... as estradas bem sinalizadas... as habitações rodeadas de verde e de flores... a pontualidade... Gostei de ir ao mercado e de sentir - como na periferia - ambientes completamente distintos! E gostei - para além de tudo o que já referiste, porque esta é de facto uma cidade cheia de história e de charme - gostei de sentir que Paris é uma cidade UTILIZADA PELOS PARISIENSES!

Anónimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais